quinta-feira, 5 de maio de 2011

Crazy & Saints



Eu estava sem idéia para escrever um post hoje. Mas alguém muito especial que atende pelo nome de Cecília Gianesi me sugeriu um tema que me é muito caro, e sobre o qual, de fato, tenho muito a escrever: Amizade.

Não dá para começar a escrever sobre isso sem citar o sábio Oscar. Não a estátua, não o jogador de basquete, Não o dono da Osklen, não o Magrini, ator esquecido pela globo. O Wilde.


Crazy & Saints

I choose my friends not by their skin or other archetype, but by the pupil.
They have to have questioning shine and unsettled tone.
I'm not interested in the good spirits or the ones with bad habits.
I'll stick with the ones that are made of me being crazy and blessed.
From them, I don't want an answer, I want to be reviewed.
I want them to bring me doubts and fears and to tolerate the worst of me.
But that only being crazy.
I want saints, so they daunt doubt differences and ask for forgiveness for injustices.
I choose my friends for their clean face and their soul exposed.
I don't just want a man or a skirt, I also want his greatest happiness.
A friend that doesn't laugh together doesn't know how to cry together.
All my friends are like that, half foolish, half serious.
I don't want foreseen laughter or cries full of pity.
I want serious friends, those that make reality their fountain of knowledge, but that fight to keep fantasy alive.
I don't want adult or boring friends.
I want half kids and half elderly.
Kids, so they don't forget the value of the wind blowing on their faces and elderly people so they're never in a hurry.
I have friends to know who I am.
Then seeing them as clowns and serious, crazy and saints, young and old, I will never forget that 'normalcy' is a sterile and imbecile illusion. *

O Wilde não poderia ter sido mais feliz na sua escolha de palavras, sem dúvida alguma. Nunca ninguém será mais perspicaz para definir os bons amigos e os amigos dos bons. Não conseguirei falar de modo generalizado, falarei das minhas próprias amizades. Eu olho para os meus amigos e eles são muito diferentes. Muito. Não do tipo "um faz engenharia e a outra é música". Não. É muito além. Todos eles sabem como eu sofro nas minhas festas de aniversário por não conseguir criar uma turma homogênea e sim vários grupinhos! Caspita! Se cada um soubesse como o outro é interessante!

Eu garanto! e todos eles têm em comum uma coisa, e, estranho, acho que só e o Oscar notamos: o brilho da pupila. É verdade. Já disseram que os olhos são as janelas da alma. Desculpem-me os que acham a frase cafona, mas eu acredito. Meus amigos são todos pessoas vivas. São pessoas intensas. São pessoas com fome de vida. São pessoas que erram, que acertam, que olham para o mundo e vêem além. Eles vêem o que o mundo é. Alguns vêem o que o mundo deveria ser. Mas todos eles vêem. Todos têm olhos que reluzem, que dardejam para cima, para baixo e para dentro. Nenhum está a ver navios.

Uma vez uma outra grande amiga, Luísa Brandão Arantes, deu uma outra definição para uma das minhas turmas favoritas: "Aqui ninguém é igual. A nossa unica coisa em comum é o nosso desprezo pela mediocridade".

Desculpem-me e desculpem a Lulu pela possível arrogância, mas Bingo! Não é que é verdade? Não seja bobo, leitor, de achar que meus amigos saem por aí fazendo cara feia para o que não gostam. Meus amigos não querem o lugar-comum. Meus amigos não querem a piada pronta, o riso feito, as frases sem pensar. Meus amigos não querem o colírio alucinógeno. Meus amigos buscam mais alto, alguns tocam as nuvens com as pontas dos dedos, alguns têm asas mas ainda não tiveram coragem de voar. Meus amigos não querem o mesquinho, não querem o mundano, não querem o vazio. Meus amigos sabem que "normalidade é uma ilusão imbecil e estéril". Meus amigos, enfim, desprezam a mediocridade.

Amigo quando é de verdade é amigo até quando acaba com a amizade. Eu perdi um amigo recentemente. Outro amigo, que perdeu o mesmo amigo me disse: "ele continua sendo meu irmão. Só que agora ele é um irmão que eu não gosto".

Eu não tinha entendido muito bem. Eu tinha sacado que o sentimento de um pelo outro era forte demais, mas porque esse palavreado?


Daí uma outra amiga me explicou nesse fim-de-semana. Ela me disse sobre o amigo perdido: "[S]e ele te pedisse ajuda, você negaria?", "se ele precisasse, você não estenderia a mão?", "você consegue esquecer o quanto você o amou?". A resposta é não, três vezes não.

Amigo é uma coisa perigosa porque é um pedaço do seu coração que não está em seu poder (quem foi que disse isso ou algo parecido mesmo?). Um amigo pode machucar muito mais que qualquer outra pessoa.

Agorinha mesmo me disseram uma coisa que é verdade. Tem uma pessoa que nem é minha amiga e que eu ainda estou conhecendo direito. Mas eu a respeitei, eu me simpatizei por ela, eu baixei minha guarda. E ela fez uma piada meio ofensiva, e eu fiquei sentido. A razão me foi muito bem resumida: "são as pessoas pelas quais temos mais consideração que mais podem nos fazer felizes... ou tristes".

Outra pessoa que "se instalou feito posseiro no meu coração" (salve Maria Bethânia) também me disse coisas bonitas recentemente. Sempre fomos amigos meio bissextos, moramos em cidades diferentes, temos origens completamente diferentes. Mas sabe, para ela "ninguém é capaz de ocupar o meu lugar". E para mim, ninguém o dela.

É pessoal... E ainda dizem que a astrologia é baboseira. A Susan Miller, minha astróloga favorita, disse na previsão do mês de Maio para os geminianos:

"The first part of May will be very social. With no less than five planets in Aries, the minute the month begins you'll be invited to at least one happy dinner or party with friends, and you should go. Being with such a warm group will show you how loved and appreciated you are. Your friends are very good for you now, and they will give you positive encouragement when you need it most to keep you stretching toward those difficult-to-achieve goals.

The first day of the month, May 1, will be a sterling day, for it is when Mars and Jupiter will be perfectly aligned. You will almost certainly get some sort of superb news, tip, or recommendation from a friend. I love this rare day! Be sure to schedule a lunch with someone you know - the results will surprise and delight you. When Jupiter is near, money is often not far away, so your friend may give you a tip on a new job or piece of business you could pitch. Write it all down!

The other emphasis that seems to be going on simultaneously in early month will be the emphasis on secret talks and confidential matters." **

No minuto em que o mês começou eu estava numa festa com alguns dos meus amigos mais valiosos, e alguns deles andam me ajudando muito. O dia 1º foi um dos dias mais gostosos que eu tive recentemente, mesmo com uma ressaca horrível. Tive um almoço inusitadamente delicioso com três pessoas indescritíveis. Que delícia foi! Duas grandes amigas disseram para eu investir nesse blog, e quem sabe sabe a quantidade de segredinho e papo mano-a-mano rolando atualmente!

Obrigado a todos vocês.

Bruno Campanelli, Ana Carolina Florence, Luca Contardo, Cecília Gianesi, Marina Bento, Vivian Scramin, Cauê Fernandes, Cauê Campanelli, Pedro Jorge, Rachel Cortez, Hector Santos, Luísa e Thaisa Brandão Arantes, Luiza Tieppo, Alexandre Ferrari, Isadora Cohen, Lucas Pittioni, Carlos, Helena e Mariana Oliveira Lima, Juliana Dias, Bruna Berto, Rafael Millán, Guilherme Lopes, Laila Winther, Fábio Roppa, Marina Aranha, Clibas Pacheco, Caroline Ribeiro, Agnes Mileris, Thiago Pupo Nogueira, Juliana Sartori... Tem muitas pessoas que eu quero muito bem, mas que acho que até ficariam sem graça se eu declarasse meu amor aqui assim... Espero poder remendar esse post no futuro!


*Tradução, um pouco insatisfatória, mas dominante na internet:

Loucos e Santos

Escolho meus amigos não pela pele ou outro arquétipo qualquer, mas pela pupila. 

Tem que ter brilho questionador e tonalidade inquietante. 

A mim não interessam os bons de espírito nem os maus de hábitos. 
Fico com aqueles que fazem de mim louco e santo. 
Deles não quero resposta, quero meu avesso. 

Que me tragam dúvidas e angústias e agüentem o que há de pior em mim. 
Para isso, só sendo louco. 
Quero os santos, para que não duvidem das diferenças e peçam perdão pelas injustiças. 

Escolho meus amigos pela alma lavada e pela cara exposta. 
Não quero só o ombro e o colo, quero também sua maior alegria. 
Amigo que não ri junto, não sabe sofrer junto. 

Meus amigos são todos assim: metade bobeira, metade seriedade. 
Não quero risos previsíveis, nem choros piedosos. 
Quero amigos sérios, daqueles que fazem da realidade sua fonte de aprendizagem, mas lutam para que a fantasia não desapareça. 

Não quero amigos adultos nem chatos. 
Quero-os metade infância e outra metade velhice! 
Crianças, para que não esqueçam o valor do vento no rosto; e velhos, para que nunca tenham pressa. 

Tenho amigos para saber quem eu sou. 
Pois os vendo loucos e santos, bobos e sérios, crianças e velhos, nunca me esquecerei de que "normalidade" é uma ilusão imbecil e estéril.

**Tradução Livre:


"A primeira parte de Maio será muito social. Com nada menos do que cinco planetas em Áries, no minuto em que o mês começar você será convidado a pelo menos um jantar alegre ou festa com amigos, e você deve ir. Estar com um grupo tão caloroso lhe fará ver o quão amado e apreciado você é. Seus amigos são muito bons para você agora, e eles lhe encorajarão positivamente quando você mais precisar de modo a continuar se alongando em direção àqueles objetivos difíceis de atingir.

O primeiro dia do Mês, 1º de Maio, será um  dia precioso, pois é quando Marte e Júpiter estarão perfeitamente alinhados. Você quase certamente receberá notícias soberbas, dicas ou recomendações de um amigo. Eu amo esse raro dia! Tenha certeza de agendar um almoço com alguém que você conhece - os resultados lhe surpreenderão e deliciarão. Quando Júpiter está próximo o dinheiro em geral não está longe, então seu amigo pode lhe dar uma dica de um novo trabalho ou idéia de negócio que você poderia acolher! Anote!

A outra ênfase que parece acontecer simultaneamente no início deste mês será a ênfase em conversas secretas e assuntos confidenciais".

4 comentários: